terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A origem do Aikidô


Aiquidô[a] (em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), cujo cerne orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei ("grande mestre"), ou Fundador.
Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas com o núcleo baseado na escola daito-ryu aiki-jujutsu, com sensei Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnincas do kenjutsu (técnica da espada) e do jojutsu (técnica do bastão curto). A despeito da origem guerreira, o caráter distintivo reside do modo preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de qualquer coisa, envolvê-lo e utilizar de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural que flui no corpo humano: o aiquidô extrapola e faz do controle/harmonização do ki sua mola mestra.
Outro atributo importante desta arte é seu apego ao desenvolvimento espiritual. Isso advindo de um dos mentores de Ueshiba, o monge Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão, a quem, depois de um encontro fortuito, passou a seguir e ser protetor pessoal.
Mesmo com o passar do tempo, a unidade da arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo precipuamente sob a condução dos sucessores naturais de Morihei Ueshiba, Kisshomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshiba (1951). Isso, no entanto, não impediu que outras entidades surgissem cada qual com uma proposta e uma obrigação particular sobre a modalidade. Porém, ao praticante realmente comprometido, chamado de aiquidoca, resta a consciência de sua origem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...