segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um famoso artista marcial japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes.

Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer. Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército. Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu, e até então nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu. Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos. Mais tarde, Ueshiba é chamado para dar aula de artes marciais para a marinha. Assim, funda o aikido.
Na composição de sua arte marcial, o mestre foi buscar a grande maioria do repertório técnico nos ensinamentos de Sokaku Takeda Sokaku, o estilo Daito-ryu de aiki-jiu-jitsu, que treinou de 1915 a 1937, tendo, inclusive recebida a licença (kyoju dairi) do mestre para ensinar o sistema, em 1922. Tendo também sido agraciado com a espada Kashima Shinden, mestre Ueshiba tornou-se então um representante do Daito-ryu, pelo que excursionou com a Takeda como assistente de ensino e ensinou o sistema aos outros sob o nome de Daito-ryu.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...